Sabia que o vinho nasceu antes da escrita?

Sabia que o vinho nasceu antes da escrita?

15/11/2020

A mãe-uva vem ao mundo amparada em arames. Há-de descer das treliças para ser espezinhada, abençoada tortura porque é dela que nasce o vinho. Na pisa, os calcanhares não são de Aquiles, digamos antes que de Dioniso, trono aposto nos lagares mais que nas prensas, a névoa da fermentação escondendo por instantes o Olimpo reservado aos eleitos, os amantes do Vinho. 

Sabia que o vinho nasceu antes da escrita?  Que pode não ter sido um filho desejado, parido por acidente, bago de uva caído na terra, metamorfoseando-se por mor da fermentação?

Depois… deu-nos a festa, causou guerras, selou a paz. Dá outro sabor às vitórias desportivas, a demais conquistas; tira acidez a duras reuniões de negócios, consolida amizades; é leve quando quer, vai à madeira ganhar músculo quando o gosto assim o exige, adoça-nos generosamente o palato…

Não vamos mentir. Tem palavras agrestes agarradas à sua gestação: desengace, esmagamento, prensagem, algumas mais…

Mas tem, sobretudo, tem sempre uma história para contar. Porque beber um copo é descobrir uma história. Com a magia que inculca as histórias de amor, o carácter das vitórias suadas, o frescor de uma bela amizade, o aroma da sorte.

Que dizer, por exemplo, da ajuda que o vinho nos dá quando decidimos percorrer os socalcos de uma vida prenhe de lembranças? Boas e más, claro! O vinho tem o especial condão de adocicar as más, amansá-las, diluindo-as nas boas, garridando o nosso álbum de memórias com mil e um confettis.

Aceite o nosso convite. Venha connosco vaguear por tintos, brancos, rosés, espumantes e champanhe; meta o GPS no bolso e deixe-se guiar pelos rótulos que representam as diferentes regiões de Portugal, de Espanha e de França; desprenda-se, por momentos, do quotidiano asfixiante com a ajuda das melhores castas que aqui lhe sugerimos.

Descubra Vinhos

Adicionar comentário

?>

We value your privacy

We use cookies to enhance your browsing experience, serve personalized ads or content, and analyze our traffic. By clicking "Accept All", you consent to our use of cookies.